Atividades

Temas – Criar Saberes

Tema: Empreendedorismo | Plano de Negócios
Segunda-feira, Terça-feira (período da manhã) e Quinta-feira (período da tarde).

Prof. Doutor José Lopes Costa, Docente do ISG
Palestrante

Apresentação do Tema:

Num contexto competitivo, em rápida e profunda transformação, a criatividade e inovação são fundamentais para a criação de valor e para a geração de vantagens competitivas sustentáveis.

A palestra Plano de Negócios tem como objectivo estimular, através da apresentação de casos reais, o gosto pelas actividades empreendedoras, através da criação de novos negócios e/ou o desenvolvimento de novas oportunidades em empresas e outras organizações já existentes.

Ao mesmo tempo, pretende-se fornecer uma metodologia para a identificação e selecção de oportunidades de mercado, para a concepção e validação dos modelos de negócio e para a construção de um Plano de Negócios.


Tema: A Importância da Gestão das Pessoas nas Organizações. Organizações Positivas e Pessoas Positivas.
Terça-feira (período da tarde) e Sexta-feira (Período da manhã e tarde)

Prof.ª Doutora Leonor Almeida, Docente do ISG
Palestrante

Apresentação do Tema:

As constantes mudanças nas características sociodemográficas e nas competências profissionais chave, a que temos assistido nos últimos anos, vêm tornar cada vez mais relevante a forma como as organizações gerem o seu recurso mais precioso: as pessoas.

Não surpreenderá, portanto, que os processos sistemáticos de avaliação e de gestão do capital humano tenham vindo a ganhar uma ênfase acentuada no contexto do incremento da tão desejada competitividade empresarial.

Quando se juntam em organizações as pessoas despoletam coletivamente processos que podem ser de apoio social ou de vulnerabilidade psicológica.

Trabalhar numa organização pode levar à Inibição das Potencialidades Individuais ou à Superação das limitações individuais, desenvolvimento de forças virtuosas (sabedoria e conhecimento, coragem, amor, justiça, temperança, transcendência) e crescimento psicológico.

Será abordado nesta sessão o papel do gestor de recursos humanos numa perspetiva centrada no desenvolvimento psicológico dos indivíduos.


Tema: Marketing: Clássico ou Digital?
Segundas-feiras (período tarde)

Profª. Doutora Paula Lopes, Docente do ISG
Palestrante

Apresentação do Tema:

O marketing tem vindo a assumir cada vez mais uma importância vital na gestão das empresas. Atualmente, fala-se do Marketing Digital…

Mas na verdade as empresas precisam do plano de marketing integrado que inclui toda a comunicação e publicidade digital.


Tema: A Recuperação Económica de Portugal no Período 2015-2017
erça-feira (período da manhã e de tarde)

Mestre Ana Lúcia Matos Luís, Docente do ISG
Palestrante

Apresentação do Tema:

Após anos consecutivos de crise económica, as projeções para o período 2015-2017 apontam para uma recuperação gradual da economia portuguesa.

No entanto, o potencial de crescimento da economia portuguesa está condicionado pela evolução da conjuntura internacional, pelo elevado endividamento dos setores público e privado, bem como pela expectável evolução adversa em termos demográficos.

Neste contexto, a continuação do processo de reformas estruturais, o processo de reestruturação produtiva observado nos últimos anos e a gradual reorientação dos recursos para os setores mais produtivos e mais expostos ao exterior, constituem dinâmicas que tenderão a favorecer um crescimento estrutural e a conseguir níveis mais elevados de crescimento económico para Portugal.


Tema: A Importância das Demonstrações Financeiras na Avaliação do Desempenho de uma Empresa.
Terças-feiras (período da tarde) e Quintas-feiras (período da tarde)

Mestre Paulo Sampaio, Docente do ISG
Palestrante:

Apresentação do Tema:

A Sessão de Contabilidade visa sensibilizar os alunos para a importância das Demonstrações Financeiras na avaliação do desempenho de uma empresa.

Programa

  • Análise Patrimonial: O Balanço/Composição e Valor.
  • Análise Financeira: O ciclo do negócio.
  • Caso Prático: Apresentação, Resolução e conclusões.